Lendo um post do blog de uma amiga minha¹, estava questionando o que muitos pais embutem nos filhos, mesmo que inconscientemente, a fome consumista.
Já fiz isso, outros pais já fizeram, apesar que muitos fazem abertamente, sem se ligar ou se preocupar com os resultados na mente das crianças: recompensa por coisas boas que a criança faça.
No começo, é um grande incentivo, mas é uma arma de dois legumes (ok, dois gumes).
Se você acostuma a criança a fazer as coisas só para receber presentes depois, ela pode se tornar um adulto interesseiro. Vai entender que só tem sentido fazer as cosias por benefício material.
Acho que tem que se ensinar que muitas coisas são feitas porque são necessárias. É o que define o caráter de uma pessoa.
Já fiz também, e muitos também já fizeram: dar presentes sem motivo ou em exagero.
Já vi crianças que a primeira coisa que falam para quem recebem nas suas festinhas de aniversário, ou quando encontram o/a padrinho/madrinha, ou avó/avô, é ir perguntando: trouxe um presente para mim?
A criança não tem noção do que fala, mas o adulto tem que corrigir.
A pessoa que ela está "recebendo" não foi encontrar com ela só porque tem presentes para oferecer e a criança tem que entender que o presente é um consequência, não uma obrigação. Algo que ela pode receber ou não e tem que ser ensinada a lidar com o fato de que pode não receber presentes.
Criança é um ser destruidor sim, é um ser que não sabe o valor financeiro das coisas, por isso, comprar coisas caras para as crianças, tem que estar conectado ao fato de que é algo descartável, que pode ser, a qualquer hora, quebrado, rasgado, sujo ou manchado.
Comprar jóias, roupas caras, brinquedos eletrônicos e tantas outras coisas que estão arriscadas se perder em pouco tempo, é besteira.
Se vai dar algo a ela que ela não vai poder usar como quiser, porque dar?
Criança tem que descobrir o mundo, explorar sensações e curiosidades e nisso o adulto evita os problemas (subir onde não deve, mexer em coisas cortantes e etc), mas dar um celular para uma criança e brigar com ela porque ela deixou cair e quebrou, cara, é uma burrice.
É claro que ia cair, estava nas mãos de uma crianças!
Dê presentes, mas ensine que tudo tem um motivo e que nem sempre haverão presentes.
Não é necessário um mega ovo de Páscoa, para dar chocolate para uma criança. Isso é só mais uma necessidade que o mercado cria nas nossas cabeças para que possamos gastar o máximo de dinheiro possível para encher os bolsos deles.
Quer dar chocolate para uma criança? Barra de chocolate custa menos da metade.
Dá um ovinho e um monte de barras. Ela vai ter muito mais e por muito menos. (olha aí o consumismo de novo...)
Formem cidadãos conscientes, não mimados inconsequentes.
=]
¹ https://estoudechico.wordpress.com/2013/03/10/a-batalha-do-enfeite/comment-page-1/#comment-21
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Lembre-se de não fazer comentários preconceituosos e que o tom desse blog é de humor e drama.
Assim que possível, leio seu comentário.
=]