quarta-feira, 10 de abril de 2013

Animais e crianças

Sou suspeito para falar sobre convivência entre animais e crianças.
Como já disse antes, sou pai de dois monstros: um de cabelo encaracolado e outro peludo.
Thomaz tem 3 anos e convive com o Guimba desde que nasceu.

Guimba é um labrador, e como todos os labradores, é estabanado. Por isso, tivemos cuidado em como o Guimba iria lidar com o Thomaz.

No começo era muita atenção quando o Thomaz estava no chão, pois o monstro peludo poderia pisar na mãozinha do Thomaz enquanto esse engatinhasse, derrubar com uma bundada ou rabada... mas meu temor foi passando na medida que eu via que o próprio Thomaz aprendeu a evitar esse tipo de coisa.
Desde muito tempo atrás, quando ele via o Guimba correndo (o que parece um potro selvagem), ele busca se encostar na parede, como que evitando o estouro da boiada, ou melhor, do estrupício do Guimba.

Eu tenho também um aquário, o que foi um motivo de grande preocupação, pois já peguei o Thomaz tentando "escalar" o aquário. Tive que ensinar a ele a só observar os peixes... não bater no aquário... etc.

Creio que a socialização do meu filho com nossos animais, tenha trago muitos benefícios para a formação psicológica dele. Melhorou a relação dele com o mundo e com a natureza, o meio-ambiente... essas coisas de ecologia, né?! hehehehe

Eu não tenho gato ou outro animal, mas meu filho adora animais em geral.
Tenho que ensinar a ele como lidar com outros bichos, ser cuidadoso e tal.
Até porque, ele está acostumado com o gigante peludo dele, que é extremamente manso com ele, o que ele tem que aprender é que não é com outros animais que ele vai poder abrir a boca para puxar a língua ou empurrar a cabeça quando o bicho estiver comendo direto do pote (ele empurra o Guimba, gritando: -"sai guimba". Isso para poder pegar a ração e dar uma por uma para o irmão peludo dele, na mão. hehehehe)

Minhas dicas são:
Quer dar uma animalzinho para seu filho? Consulte o pediatra dele primeiro e veja o que ele acha para o seu filho, pois ele pode precisar fazer testes de alergia ou coisa assim.
Depois, converse com um veterinário. Há, dentre as variações de cães, gatos e outros bichos, raças que se relacionam melhor com crianças do que outras. O labrador é um cão de família, já o sharpei não é tão recomendado assim para crianças pequenas.

Quer conhecer mais sobre as vantagens sobre a convivência entre animais e crianças?
Leia essa reportagem do site: guia do bebê.
Ah, assista também esse vídeo e não se emocione se for capaz!
=]

2 comentários:

  1. É muito legal ver criança interagindo com os animais. É interessante observar que o bicho deixa a criança fazer com ele, coisas que normalmente o deixaria bravo. A criança pode tudo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Guimba até late para o Thomaz, mas parece mais um: não me enche cara...!
      Normalmente acontece quando Thomaz está puxando a orelha dele.
      Eu morderia!
      hehehehe

      Excluir

Lembre-se de não fazer comentários preconceituosos e que o tom desse blog é de humor e drama.
Assim que possível, leio seu comentário.
=]